Oficina gratuita prepara empresas para trabalhar com surdos e acessibilidade

Foto de notícia

Publicada em 04/09/2015


Cada vez mais, instituições e empresas precisam estar preparadas para incluir e integrar as pessoas com deficiência em um ambiente justo e favorável às suas necessidades e potenciais. Dentro desse contexto, o Centro Profissionalizante Rio Branco e o Centro de Educação para Surdos Rio Branco se unem para coordenar a 12ª edição da Oficina de Surdez e Acessibilidade, que será realizada com o patrocínio do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), com início em 14 de setembro, nas Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa.

Com carga horária de 30 horas/aula, dividida em 10 encontros, uma vez por semana, o programa é gratuito e direcionado a profissionais de RH, gestores, administradores, e interessados em conhecer mais sobre a cultura surda e saber mais sobre o mercado para pessoas com deficiência.

"A precariedade da qualificação das pessoas com deficiência tem sido muito discutida, mas esquece-se que no ambiente corporativo, também falta conhecimentos para lidar com as singularidades destes profissionais. Criando uma nova cultura inclusiva nas instituições, todos podem ganhar com a diversidade", explica Susana Penteado, diretora do Cepro Rio Branco.

Durante as aulas, os participantes poderão entender as diferenças entre surdos, deficientes auditivos e surdos-mudos, conhecer a cultura surda, aprender sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e línguas de sinais do mundo, leis de acessibilidade, direitos e deveres das pessoas com deficiência, entender sobre as demanda para contratação, a comunicação com surdos no ambiente de trabalho e a importância do papel do intérprete. O conteúdo prático do curso inclui, também, noções da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Mais informações pelo telefone 4613-3157 ou do através do site www.cepro.org.br

Compartilhe