Indicador da Boa Vista de Movimento do Comércio inicia o ano em alta de 0,7%

Foto de notícia

Publicada em 14/03/2024


 

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, subiu 0,7% entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 na comparação dos dados dessazonalizados.

Na série de dados originais houve aumento de 1,4% na comparação com janeiro do ano passado e na curva de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento se manteve na marca de 1,7%.

“O indicador iniciou o ano de forma positiva e é esperado por mais um período de crescimento em 2024. O cenário atual é melhor quando comparado aos números de um ano atrás, a renda média das famílias, em termos reais, é maior, e as taxas de desemprego e de juros são menores. Soma-se a isto o fato de que o endividamento e o comprometimento de renda das famílias estão recuando. Importante destacar que o crédito pode estar em uma nova fase agora, a inadimplência das famílias vem de um período de queda e a concessão não deve desacelerar como no ano passado, fatores que podem dar um pouco mais de fôlego aos segmentos que dependem mais do crédito e que não tiveram um bom desempenho no ano passado”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

 

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Sobre a Equifax

Na Equifax (NYSE: EFX), acreditamos que o conhecimento impulsiona o progresso. Como uma empresa global de dados, análises e tecnologia, desempenhamos um papel essencial na economia global, ajudando instituições financeiras, empresas, empregadores e agências governamentais a tomar decisões críticas com maior confiança. Nossa combinação única de dados, análises e tecnologia em nuvem diferenciados gera insights para impulsionar decisões para levar as pessoas adiante. Com sede em Atlanta e apoiada por 14.000 funcionários em todo o mundo, a Equifax opera ou tem investimentos em 24 países da América do Norte, América Central e do Sul, Europa e região Ásia-Pacífico. Para mais informações, visite Equifax.com.

 

Fonte: Boa Vista

Compartilhe