Golpe do falso depósito

Foto de notícia

Publicada em 13/09/2017


Uma nova modalidade de golpe está ocorrendo na praça, e tem como principal alvo as empresas.

Uma nova modalidade de golpe está ocorrendo na praça, e tem como principal alvo as empresas.

Os estelionatários se utilizam de falsos depósitos para solicitar as suas vitimas estorno ou devolução dos valores supostamente creditados.

O procedimento em geral ocorre da seguinte maneira: o falsário efetua um depósito em caixa eletrônico através de um envelope vazio. O valor informado no suposto depósito é informado no extrato da conta, e consta como bloqueado.

Antes de o depósito ser processado de fato pelo banco, onde seria constatada a inexistência de valores no envelope depositado no caixa eletrônico, o estelionatário entra em contato com a vítima e informa que efetuou o depósito equivocadamente, e solicita a devolução por meio de transferência, utilizando como justificativa para acelerar o procedimento algum fato urgente.

A vítima, no intuito de ajudar, acaba transferindo o valor antes da compensação de fato do depósito, e posteriormente é surpreendida pelo débito do valor em sua conta, ficando com o prejuízo.

É muito importante ficar atento a qualquer movimentação estranha em sua conta corrente, e em caso de dúvidas, entrar em contato imediatamente com o gerente de seu banco antes de tomar qualquer atitude.

Compartilhe