CONSULTAS ONLINE

Conheça os 10 principais passos para empreender

O sucesso de uma empresa está ligado à forma como são estruturadas suas práticas. Para empreender melhor, a criação de um Plano de Negócios (PN) é o primeiro passo, com o detalhamento do conceito da companhia. Em seguida vem o Plano Estratégico de Vendas, que precisa ser revisto e atualizado anualmente. Seu foco está no aumento das vendas e na redução dos custos.

Para evitar prejuízos e melhorar os ganhos, deve haver o controle de estoque. Igualmente relevante é a boa administração do fluxo de caixa que vai permitir o acompanhamento dos valores que entram e saem da empresa.

O empresário deve ainda manter sua equipe motivada para a qualidade nos processos e atendimento. E por falar em atendimento, esse também é um item crucial a ser zelado para fidelizar o cliente. E se a escolha para cativá-lo forem as promoções e liquidações, as ações devem conter previsão orçamentária e estratégias de divulgação e atendimento.

No campo das finanças, é preciso manter um fundo de reserva com recursos próprios. Sem ele, é o financiamento a opção mais barata, levando em conta os altos juros do cheque especial e do cartão de crédito. Vale ressaltar que devem ser separadas as contas bancárias e orçamentos do empresário e da empresa.

O detalhamento está disponível na Cartilha 10 passos para empreender melhor, que a FecomercioSP mantém disponível on-line.

Fonte: Fecomércio/SP (https://www.fecomercio.com.br/noticia/conheca-os-10-principais-passos-para-empreender)



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Itapevi
Av. Presidente Vargas, 650 - CJ 02 - Jardim Nova Itapevi | Itapevi/SP - 06694-000 - acita@acita.com.br
Imagem