Acita comemora abertura parcial do comércio em Itapevi

Foto de notícia

Publicada em 03/07/2020


HÁ quase 90 dias com restrições, comerciantes retomam atividades gradualmente em junho.

Acompanhando os decretos estaduais emitidos pelo governador de São Paulo, João Doria, em março para o fechamento total do comércio nos municípios e instauração de perí­odo de quarentena à  população a fim de minimizar os efeitos da pandemia do novo coronaví­rus no Brasil, os empresários e comerciantes do paí­s viram-se em momentos de extrema incerteza. Em Itapevi, o prefeito Igor Soares aderiu às medidas restritivas tentando por vezes minimizar os prejuí­zos que a inatividade econômica poderia causar à cidade.

Ainda em março, uma Comissão de Emergência foi articulada, com representantes dos transportes, vereadores e secretários da Prefeitura Municipal e, de fundamental importância, a Associação Comercial e Industrial de Itapevi - ACITA. Desta forma, um novo cenário pode ser estudado para Itapevi e, com a emissão de ofícios da Acita, mais de dez estabelecimentos comerciais puderam se enquadrar como atividades essenciais para a população e conduzir os empresários locais a administrarem novas formas de atendimento aos seus clientes. O pagamento dos impostos também foi postergado para que o comerciante não acumulasse mais dívidas em meio à instabilidade.

Outra importante contribuição da Acita foi a assessoria jurí­dica prestada gratuitamente aos nossos associados e outros comerciantes que puderam ser assistidos e representados.

Apesar dos esforços da Associação Comercial junto à Prefeitura, uma lacuna ainda estava a ser preenchida: como ficariam as demais atividades econômicas de Itapevi?

Com o reenquadramento estadual anunciado por João Doria no iní­cio de junho, um novo cenário foi finalmente desenhado, agora com a oficialização para reabertura das imobiliárias, comércio (exceção de salões de beleza, barbearias e academias), concessionárias, escritórios e shoppings desde 15 de junho. Para isso, os estabelecimentos devem continuar seguindo as normas sanitárias para conter a propagação da COVID-19, de acordo com Protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado de São Paulo.

Na nova realidade, o funcionamento estão permitido com horário de trabalho reduzido a 4 horas seguidas (das 11 horas às 15 horas), atendimento limitado à 20% da capacidade do estabelecimento, higienização absoluta dos ambientes comuns para funcionários e clientes e a proibição de praça de alimentação. Ainda recomenda-se o distanciamento social, higienização das mãos com álcool 70%, o uso de máscaras faciais e o afastamento de pessoas sintomáticas.

Para garantir o cumprimento dos Protocolos Sanitários, a Prefeitura reúne equipes de fiscalização, vigilância sanitária, Procon e a Guarda Municipal para evitar aglomerações e, consequentemente, evitar a propagação do coronavírus em Itapevi.

Desta forma, a Associação orienta a todos os comerciantes seguir as recomendações impostas para que novas atividades econômicas também possam retomar o seu funcionamento e preservar a saúde da população.

A Acita continua seu trabalho de representação dos comerciantes e industriários de Itapevi, acompanhando as decisões da Prefeitura Municipal e orientando seus associados e demais empresários da região quanto aos novos caminhos adotados até a normalização da economia na cidade. Se você quer saber mais sobre os trabalhos da Associaçãoo Comercial em Itapevi, acesse: www.acita.com.br ou entre em contato com a nossa administração (11) 4141-3750, das 11 horas às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

"Acita: há 35 anos apoiando o desenvolvimento do comércio e da indústria de Itapevi"

 

Presidentes das Associações Comerciais da Região Oeste se reúnem para discutir reabertura do comércio

Além da Comissão de Emergência da Prefeitura de Itapevi, a Acita também participou de reuniões semanais da região administrativa 04 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), presidida pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Barueri (Acib), sr. Moacyr Felix, onde foi discutido medidas que foram fundamentais para a reabertura do comércio.

Compõem a RA-04 as Associações Comerciais das cidades Araçariguama, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaí­ba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

 

Foto: André Barnabé

Compartilhe