Inadimplência do consumidor cai 1,1% em 2018, segundo a Boa Vista

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Publicada em 15/01/2019


Em dezembro houve queda de 0,9% na comparação mensal

15 de janeiro de 2018 – A inadimplência do consumidor caiu 1,1% ao longo do ano de 2018, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, dezembro apresentou variação negativa de 0,9% frente a novembro. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2017, o indicador caiu 1,9%..
 

Regionalmente, na análise acumulada do ano, ocorreu queda nas regiões Centro-Oeste (-3,8%), Norte (-4,8%), Nordeste (-1,7%) e Sudeste (-0,4%). Já na região Sul houve alta de 0,2%.
 


As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos fizeram com que as famílias ficassem mais cautelosas, o que inibiu o consumo e a tomada de crédito, contribuindo para a queda do fluxo de inadimplência. Passado o período mais intenso da crise econômica, o indicador demonstra sinais de que caminha para estabilização, após três anos consecutivos de queda nos registros. Ainda assim, a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência está condicionada por uma recuperação mais consistente do mercado de trabalho, redução dos juros e evolução da renda.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. 

A série histórica do indicador está disponível em: 
www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia


SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. 

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br
 
Fonte: Boa Vista SCPC
 
Imagem: Pixabay
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