CONSULTAS ONLINE

Segurança em Itapevi é assunto durante 4° Encontro de Líderes

Na manhã desta quarta-feira (20), os representantes da Associação Comercial e Industrial de Itapevi (Acita), da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de Itapevi (AEAT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itapevi), do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), o presidente da Câmara Municipal, Bruxão Cavanha, e da Prefeitura Municipal, Luiz Lopes, foram recepcionados pelo Lions Clube Centro em mais um Encontro de Líderes que aconteceu na sede da Comunidade Kolping Cristo Rei.

Apesar da ausência dos secretários municipais convidados para a pauta programada, o grupo pode ser apresentado ao novo comandante do 3° CIA do 20° Batalhão de PM Metropolitano, Edmar Guerra Vasques, empossado no mês de junho para o cargo, e debater ações de segurança pública para a cidade de Itapevi.

Edmar afirma que seu trabalho prevê abranger todas as frentes de trabalho da PM, desde o patrulhamento ostensivo, prevenção de furtos e roubos, além do policiamento nas ruas. No entanto, algumas deficiências precisam ser consideradas diante do atual contingente da corporação.

Em princípio, não é de hoje que o legislativo busca instalar um batalhão da polícia no município, o que caberia também duas CIAs, visto que a população itapeviense é estimada em 230 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com área territorial de pouco mais de 82 quilômetros quadrados. No entanto, com efetivo reduzido, é um desafio distribuir os policiais em todas as funções.

Para isso, a PM conta com a colaboração da Guarda Civil Municipal que, de acordo com o presidente da Câmara, passa a ter permissão para autuar estabelecimentos que perturbem a ordem em bairros com eventos populares, sem consentimento legal. Este é apenas um dos reforços da GCM para contribuir com os trabalhos de segurança pública.

Presente neste encontro, o Conseg também tem organizado reuniões itinerantes nos bairros de Itapevi para entender os problemas enfrentados a fim de ajudar tanto a prefeitura quanto o Estado no planejamento de ações de coibição à criminalidade.

A população também pode ajudar o setor de segurança denunciando crimes, concluindo boletins de ocorrência e não estimular o comércio de produtos sem nota fiscal, evitando assim ser o receptador das infrações de furto.

Não haverá Encontro de Líderes em julho, uma vez que a Prefeitura Municipal passa por uma reestruturação administrativa e seus secretários estão em transição de funções. As atividades serão retomadas em agosto.

Juliana Ibanhes
MTB: 75.147/SP

Foto: Assessoria de Imprensa Acita



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Itapevi
Av. Presidente Vargas, 650 - CJ 02 - Jardim Nova Itapevi | Itapevi/SP - 06694-000 - acita@acita.com.br
Imagem