CONSULTAS ONLINE

Profissionais da contabilidade contribuem para a transparência das eleições

Em 2018, teremos eleições no país. Os brasileiros escolherão nos dias 7, em 1º turno, e 28 de outubro, no 2º turno, os ocupantes dos cargos de presidente da República, governador, senadores, deputados estaduais e federais.

Mas até as datas de votação, candidatos, partidos e comitês de campanha têm um longo caminho pela frente. E mais uma vez, os profissionais da contabilidade são vitais para a lisura e legalidade das campanhas eleitorais.

Um antigo pleito do Sistema CFC/CRCs, as prestações de contas de candidatos e partidos devem ter a assinatura de um profissional da contabilidade, conforme determina a Resolução n.º 23.406/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Isso representa mais uma área de atuação para os profissionais da contabilidade, mas também mais transparência e segurança para a sociedade.

A campanha eleitoral terá início em 16 de agosto e, por lei, toda arrecadação e aplicação de recursos devem ser devidamente comprovadas.

Por este motivo, é importante que o profissional contábil acompanhe todas as etapas do processo e oriente seus clientes, que são candidatos, sobre a correta arrecadação e sobre os gastos de campanha.

Fique de olho em nosso portal (www.crcsp.org.br), pois o CRCSP está preparando uma programação especial de palestras sobre Contabilidade Eleitoral, realizadas em conjunto com o CFC e o TSE, com o objetivo de divulgar as informações relativas às eleições aos cidadãos para que estes, sabendo como os que pleiteiam cargos públicos lidam com o dinheiro em suas campanhas, poderão agir quando forem eleitos.

“A assinatura do profissional da contabilidade nas prestações de contas é fundamental para que tenhamos um processo eleitoral limpo e transparente, de acordo com o interesse da sociedade”, declarou a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar.



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Itapevi
Av. Presidente Vargas, 650 - CJ 02 - Jardim Nova Itapevi | Itapevi/SP - 06694-000 - acita@acita.com.br
Imagem