CONSULTAS ONLINE

Educação Profissional Continuada: profissionais devem estar atentos à pontuação

A NBC PG 12 (R3), a Norma Brasileira de Contabilidade que rege o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Sistema CFC/CRCs determina que são necessários 40 pontos para o profissional ficar em dia com o programa.

No entanto, há várias questões que devem ser levadas em consideração pelos profissionais da contabilidade. A primeira delas é: sou obrigado a cumprir esse programa? Nos últimos anos, a norma vem passando por revisões que a tornaram mais abrangente. Porém, por enquanto, nem todos os profissionais precisam atingir essa pontuação – a meta do Sistema é tornar a obrigatoriedade universal para todos os profissionais da contabilidade.

O CRCSP permite aos profissionais acompanharem sua pontuação por meio dos Serviços Online, no portal do Conselho, ou pelo aplicativo CRCSP Mobile, disponível para smartphones e tablets. Esse acompanhamento é importante para assegurar o cumprimento da norma.

No portal do CRCSP é possível checar também quais os profissionais da contabilidade que já são obrigados a cumprir o PEPC. O Conselho elaborou uma tabela bastante didática, disponível em: www.crcsp.org.br/portal/home/epc.htm

Os profissionais precisam estar atentos aos tipos de atividades de desenvolvimento profissional que realizam. Isso porque a pontuação deve ser específica de acordo com a área de atuação de cada um. Um profissional da área de Perícia que obtiver 40 pontos voltados para Auditoria, por exemplo, não terá sua pontuação validada para fins de cumprimento da norma. A tabela disponibilizada pelo CRCSP traz as informações sobre a pontuação indicada para cada área.

“O cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada vai ao encontro da necessidade da nossa profissão de nos mantermos sempre atualizados”, declarou a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar. “O nosso compromisso com os estudos é para toda a vida, pois atuamos em uma profissão dinâmica, que está sempre se atualizando. Precisamos fazer o mesmo”, concluiu. 


Fonte: CRCSP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Itapevi
Av. Presidente Vargas, 650 - CJ 02 - Jardim Nova Itapevi | Itapevi/SP - 06694-000 - acita@acita.com.br
Imagem