Dicas para atrair o consumidor ao ponto de venda

Foto de notícia

Publicada em 18/03/2013


Avalie o fluxo existente

Se levarmos em consideração que seu ponto de venda não sofre de má localização, podemos assumir que existe um certo número de pessoas que trafegam nas proximidades do ponto de venda. Precisamos, em primeiro lugar, analisar se esse número já é suficiente para atingir o resultado esperado, certo?

Mesmo que seus números sejam satisfatórios, você deve avaliar o quanto ainda é possivel crescer de forma a atingir todo o pontencial e maturidade do negócio. Muitas vezes, você dependerá de tempo para se tornar não só conhecido, como ser referência na sua região.

Trabalhe para atrair um público mais qualificado

Outro fator importante é a "qualidade" das pessoas que trafegam em frente à loja. Elas têm o perfil compatível com o de seu público-alvo? De nada adianta, por exemplo, ter um bom número de pessoas passando por uma loja de roupas para gestantes se 80% delas for do sexo masculino. Então, trabalhe para atrair não só mais público, mas também um público mais qualificado de acordo com o seu negócio, classificando sua prioridade em termos de idade, sexo, classe social e hábitos de consumo.

Defina um raio de atuação para a ação

Se a intenção é trazer gente para perto da loja, de nada adianta colocar um banner em sua fachada ou treinar seus funcionários. As ações de marketing que tendem a ser mais efetivas, nesse caso, são aquelas feitas além do ponto de venda. Portanto, a primeira coisa a fazer é definir o raio de atuação que as ações de marketing deverão atingir para trazer mais gente para perto da loja.

A pergunta de ouro, nesse caso, é: quanto tempo o consumidor alvo está disposto a gastar para se deslocar até o seu ponto de venda? E mais: dentro desse raio (exemplo: locais a 10 minutos ou 500 metros de distância, do ponto de venda), em que lugares eu posso realizar uma ação de marketing que alcance especificamente os clientes que procuro?

Aproveite sua rede de relacionamento para investir em ações cooperadas

Depois de responder a essas duas questões, é hora de botar a mão na massa: partir para o que muitos chamam de marketing de guerrilha e agir na sua região de influência.

Aqui vale a pena investir em ações cooperadas. O investidor pode - e deve - formar parcerias com outras empresas da região para divulgar sua marca e seus produtos. Essa é a hora de usar toda a sua rede de contatos para multiplicar os resultados das ações de marketing locais.

Nesse sentido, pode-se aproveitar para formar parcerias visando a colocação de panfletos e promotores em comércios próximos, oferecendo benefícios para os clientes daquele estabelecimento. O cliente daquele comércio pode até não ter interesse em seu produto ou serviço naquele momento, mas ficará sabendo da existência de sua loja e poderá, inclusive, divulgá-la para conhecidos. Você pode oferecer em troca, por exemplo, distribuir o material dele em seu estabelecimento.

O envio de mala-direta, panfletagem nas ruas, o deslocamento de vendedores para outros ambientes e até mesmo o anúncio em mídias locais (como jornais de bairro) são outros exemplos de iniciativas simples que podem se mostrar eficientes na atração desses futuros clientes.

Com base nessas dicas, você consegue identificar novas oportunidades de desenvolvimento de ações para o seu negócio? Ótimo. Mãos à obra!

 

Fonte: Uol Empreendedorismo

Compartilhe