Diagnóstico para todos os momentos

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Publicada em 11/07/2017


Não importa o perfil do negócio: o Check-Up Empresa é uma ferramenta essencial para ver onde a luz amarela acende e, a partir daí, apontar saídas. Conheça histórias de quem fez e já começou a sentir mudanças

Cosmo tem uma empresa de decoração para eventos, perdeu clientes com a crise e não conseguia equilibrar seu orçamento. André precisava ampliar sua empresa para atuar em outras regiões do Brasil, mas tinha dúvidas se estava no caminho certo. Silvia faz bolos para complementar a renda, mas não sabia chegar até seu público-alvo. Mesmo de áreas diferentes e em momentos distintos, os três empreendedores acima tinham um ponto em comum: viram-se diante da necessidade de mudança para aprimorar seu negócio, mas não sabiam por onde começar. Assim como eles, é raro encontrar hoje, no Brasil, uma empresa de micro ou pequeno porte que não precise passar por mudanças, e muitas delas não são capazes de nem ao menos identificar qual é o problema.

 

“Uma das causas da mortalidade da empresa antes dos dois anos de existência é a questão da falta de conhecimento do empreendedor sobre seu próprio negócio”, afirma o consultor do Sebrae-SP Fabiano Nagamatsu. O quadro foi agravado nos últimos meses com o aumento do índice de empreendedores por necessidade, isto é, aqueles que encontram no empreendedorismo a única saída para gerar renda. Esse público não costuma estudar o ambiente de negócios e chega “cru” ao mercado, com grandes chances de ser obrigado a fechar as portas.

 

OPÇÕES 

Para oferecer algumas opções a esses empreendedores que não sabem muito bem para onde seguir, sejam eles iniciantes ou mais experientes, o Sebrae-SP oferece gratuitamente o Check-Up Empresa, uma ferramenta que faz, rapidamente, um diagnóstico completo sobre o grau de maturidade da empresa, apontando as áreas mais frágeis e indicando cursos e soluções do Sebrae-SP para melhorar esses aspectos. Após responder a uma série de perguntas sobre diversos aspectos da empresa, o empreendedor recebe o resultado com as áreas em que deve ter mais atenção.

APRENDIZADO CONTÍNUO

Para Nagamatsu, o Check-Up Empresa é indicado para vários momentos da empresa, ou seja, não é algo para ser utilizado apenas quando uma dificuldade aparece. “O diagnóstico vem até antes do planejamento da empresa e não pode parar. O aprendizado é contínuo e o diagnóstico deve ser feito periodicamente. É como o check-up de um ser humano mesmo, tem que fazer parte da vida empreendedora”, diz o consultor.

Tão importante quanto o diagnóstico é seguir a indicação de cursos de acordo com os tópicos apontados. “Na saída do Check-Up o empreendedor já tem as sugestões de cursos remotos ou presenciais que podem auxiliá-lo”, aponta Nagamatsu.

De acordo com os gráficos, o empreendedor traça sua trilha do conhecimento – com mais ênfase para as áreas onde as dificuldades são maiores. Como as perguntas procuram fazer um panorama geral da empresa, é possível que o próprio empreendedor se surpreenda com o diagnóstico: ele acredita que seu problema é de finanças e descobre que, na verdade, seu planejamento de marketing está deixando a desejar.

Para ilustrar o funcionamento do Check-Up Empresa, selecionamos três histórias – aquelas do início do texto – para mostrar o impacto dessas soluções na vida do dono de um micro e pequeno negócio. Para o empreendedor interessado em fazer o Check-Up Empresa, basta ir até um dos escritórios regionais do Sebrae-SP. O diagnóstico pode ser feito em conjunto com um analista ou consultor do Sebrae-SP, por meio do programa Sebrae com Você, ou mesmo sozinho: basta acessar o site checkupempresa.sebraesp.com.br.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

 

Alívio nas contas

 

Há mais de dez anos no mercado de decoração para eventos, Cosmo Pessoa de Araújo começou a perceber recentemente que as contas do negócio não estavam mais fechando. A quantidade de eventos começou a diminuir, os pedidos de arranjo ficaram mais simples e os custos se tornaram mais altos. “Antes de pensar em decoração, quem faz um evento precisa pagar o local, a comida e a bebida, ou seja, com a crise, a decoração é a primeira a ser cortada”, diz. Sem saber como lidar com os orçamentos mais apertados e controlar o caixa, Cosmo procurou o Sebrae-SP e fez um diagnóstico no Check-Up Empresa. 


“O resultado me ajudou a identificar melhor os problemas, abriu um leque de conhecimento e de coisas para aprimorar”, conta o empreendedor. A partir de então, ele fez um curso de gestão financeira e agora vai fazer um voltado para marketing. Percebendo um benefício direto do diagnóstico, Cosmo conta que não vai esperar outra crise para procurar ajuda. “Já consegui fazer um planejamento melhor e otimizar o orçamento. Quero fazer o checkup constantemente”, diz.

 

Crescimento saudável

 

A família e os amigos sempre elogiavam os bolos feitos por Silvia Guidetti Marques Godoy. Há cerca de seis meses, ela resolveu transformar o talento em um negócio – por enquanto, apenas um complemento para a renda de terapeuta ocupacional. Mas a ideia não era apenas fazer bolo, e sim oferecer um alimento saudável que pudesse ser uma ajuda para as mães. Surgiu daí um pequeno negócio de minibolos naturais, feitos sem conservantes e que podem ser congelados. Atualmente, Silvia é Microempreendedora Individual (MEI) e divulga seus produtos em uma página na internet, mas quer crescer. “Meu foco hoje é um alimento saudável para a criança, mas quero atingir outros públicos”, diz.


Sem saber como chegar a esse público e com dificuldades de administrar esse crescimento, Silvia passou pelo Check-Up Empresa do Sebrae-SP. “Não imaginava que meu problema era marketing, o diagnóstico mostrou que eu posso ter um ganho, sim”, conta. A empreendedora fez cursos de modelo de negócios e análise de mercado, e agora vai começar um de plano de negócios. “Hoje vendo em média 120 bolinhos por dia, mas tenho em mente me garantir com esse negócio”, afirma.

 

De olho em novos mercados 

Na contramão da recessão econômica, a empresa de André Augusto Lima Vieira não tem mais espaço para crescer. No ano passado, estourou o limite do MEI e agora precisa se organizar como microempresa. O negócio de André, que trabalha com busca e apreensão e investigações particulares, começou em 2014, logo após ele ser demitido de uma empresa da área de recuperação de crédito. Ele aproveitou o know-how e passou a oferecer serviços para os contatos que já tinha no setor. Depois de um início difícil, a carteira de clientes começou a aumentar em 2016, os valores se tornaram maiores e ele viu uma oportunidade de atuação em outros Estados.


“A gente sempre acha que sabe tudo o que tem que fazer. No check-up notei que não estava no caminho certo”, conta André. Ele já havia feito o diagnóstico quando abriu a empresa e procurou o Sebrae-SP novamente para poder crescer com planejamento – afinal, a ideia é contratar cinco funcionários e ampliar o negócio para todo o Brasil. “Minha visão era muito fechada. Hoje acho que estou mais aberto e aprendi a vender meu peixe”, diz.

 

Veja na imagem abaixo como funciona o Check-Up Empresa:

Fonte: Portal do Sebrae-SP

Link: https://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=3440b2a9ee31d510VgnVCM1000004c00210aRCRD&estado=SP#prettyPhoto

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