CONSULTAS ONLINE

Audiência Pública em Itapevi discute Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Com o apoio da Prefeitura de Itapevi, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) promove, no dia 31 de outubro, às 18h, uma audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (PDUI). O evento acontece na Câmara Municipal de Itapevi (Rua Antonio Cordeiro das Neves, 80 – Vila Nova Itapevi).

A iniciativa é coordenada pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A), ligada ao Governo do Estado de São Paulo, e tem como objetivo contar com sugestões da população, por meio de propostas e contribuições, sobre o tema para incorporação ao projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do São Paulo em janeiro de 2018.  

Representantes da Prefeitura de Itapevi já haviam participado, no dia 26 de agosto, em Osasco, de uma audiência pública para discutir o PDUI. Na ocasião, o encontro reuniu críticas, sugestões e reivindicações ao plano, que articulará diversas ações de desenvolvimento envolvendo os municípios da Região Oeste.

A Região Oeste Metropolitana de São Paulo engloba as cidades de Itapevi, Cotia, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Ela integra a Região Metropolitana de São Paulo que soma 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões. Ao todo, a Região Metropolitana abriga aproximadamente 21 milhões de habitantes (47,54% da população paulista) e produz 55,82 do PIB (Produto Interno Bruto) estadual.

O PDUI é um material elaborado de forma integrada e compartilhada com a participação dos 39 municípios que integram as unidades regionais. É um instrumento legal de planejamento estratégico que estabelece diretrizes, projetos e ações para os municípios que integram a região metropolitana, com o objetivo de orientar o desenvolvimento regional, reduzir as desigualdades sociais e melhorar as condições de vida da população nesta região.

O Plano é parte de uma iniciativa prevista no Estatuto da Metrópole, lei federal nº13.089/2015, que determina que todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas devem elaborar o PDUI até janeiro de 2018.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapevi

Link: http://www.itapevi.sp.gov.br/noticiasNovo/noticias/mostra_noticia.php?id=1547



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Itapevi
Av. Presidente Vargas, 650 - CJ 02 - Jardim Nova Itapevi | Itapevi/SP - 06694-000 - acita@acita.com.br
Imagem