ATLETA ITAPEVIENSE CONQUISTA 5º LUGAR NA 3ª ETAPA BIKER CUP 2015

Foto de notícia

Publicada em 10/07/2015


O atleta itapeviense Bruno Henrique Martins, da equipe Bio Mania Racing Team, conquistou a 5ª colocação na categoria Pró Expert da 3ª Etapa do Big Biker Cup 2015, realizada no último dia 5 na cidade de São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo. Bruno percorreu os 84,5 quilômetros de percurso de bicicleta no tempo de 3h37m18s e subiu ao pódio representando o município de Itapevi. Bruno foi patrocinado pela Academia Bio Mania, onde é professor, e pela Casa dos Sabores, empresas associadas à Acita (Associação Comercial e Industrial de Itapevi).

Os atletas da equipe Bio Mania Racing Team, Peterson Galvão Santos e Jéssica Moura de Carvalho, inscritos na categoria Pro Team C, também subiram ao pódio conquistando o quarto lugar, com o tempo de 4h24m55s.

A largada e a chegada da competição aconteceram na Praça Oswaldo Cruz, no centro histórico de São Luiz do Paraitinga. No total, participaram cerca de 1.100 atletas, divididos nas categorias Pró e Sport. Os competidores da primeira categoria percorreram 84,5 quilômetros a segunda 66,5 quilômetros. Os trechos íngremes e arenosos, com o ponto mais alto de 1.185 de altitude, exigiram grande esforço dos competidores.

Bruno largou bem e permaneceu no segundo pelotão, formado por cerca de 15 atletas. No km 45, quando iniciaram as subidas íngremes das serras, alguns dos competidores ficaram para trás, mas Bruno manteve o ritmo e continuou em ótima posição. Faltando apenas 14 quilômetros para o final da prova, ele conseguiu alcançar os primeiros colocados e finalizou a competição em quinto lugar.

Percurso da competição – O início da prova começou com uma subida de três quilômetros de asfalto seguida de outra de terra até o quilômetro 7,5. Até o km 22,5, a maior parte do percurso foi de estradas de terra batida e uma fina camada arenosa, com vários trechos planos e subidas leves.

A primeira subida mais intensa começou na Serra do Mandutinho, com 2,7 quilômetros e 5% de inclinação. Deste ponto em diante até o Km 33, o trecho seguiu plano até o município de Lagoinha, onde foi instalado o ponto de apoio dos competidores.

Saindo de Lagoinha, os competidores enfrentaram um relevou mais acidentado na Serra do Quebra Cangalha, onde a etapa começou a exigir muito mais esforço dos atletas. No município de Cunha, eles enfrentaram outra dura subida no Morro do Chapéu, com dois quilômetros de percurso e 11% de inclinação, e chegaram no ponto mais alto da competição, com 1.185 metros de altitude.

Após este trecho, os atletas encararam outro terreno bastante acidentado, com muitas erosões e cascalhos soltos, e seguiram em direção do Morro da Grama. No km 63, os competidores encontraram o trecho mais difícil da etapa, com pontos de até 14% de inclinação. No ponto mais alto, num raio de 360º, os atletas puderam contemplar toda a cadeia de montanhas das Serras do Mar, Quebra Cangalha e Bocaina.

No Km 70, os competidores iniciaram o retorno a São Luiz do Paraitinga em um percurso em grande parte margeado pelo Rio Paraitinga, com subidas e descidas moderadas.

Compartilhe