CONSULTAS ONLINE

A contabilidade mais viva do que nunca!

*Marcia Ruiz Alcazar

Algo que tem preocupado o mundo corporativo é a alta taxa de mortalidade das empresas, que se dá justamente pela falta de conhecimento e aplicação de todo o potencial da Contabilidade.

O profissional contábil é um conselheiro da saúde financeira de qualquer gestão corporativa. Além de fornecermos informações necessárias para a prosperidade de uma empresa, auxiliamos nos processos de concorrência, nas necessidades de aperfeiçoamento, bem como na globalização de mercados, com a finalidade de adequar os processos de tomadas de decisão aos objetivos da empresa e à nova realidade de mercado.

Hoje a Contabilidade é mais do que apenas análise de números e fábrica de relatórios. Somos responsáveis pela prosperidade de toda e qualquer gestão. Uma contabilidade ética e responsável evita a mortalidade de empresas e gera trabalho, renda e prosperidade, onde quer que esteja.

Um dia para chamar de nosso

O nosso dia nasceu pela brilhante mente do senador e Patrono dos Contabilistas, João de Lyra Tavares, que, em 25 de abril de 1926, instituiu o Dia do Contabilista Brasileiro. "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro", disse João de Lyra Tavares, na oportunidade.

No entanto, a regulamentação da profissão só aconteceu em 30 de abril de 1931, com o Decreto n.º 20.158 que oficializou as ciências contábeis no Brasil. O dia da homenagem foi oficialmente instituído em 23 de maio de 1979, pela Lei Estadual n.º 1.989. Os anos se passaram, nossa profissão evoluiu com os tempos e desde 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) renomeou a data para o “Dia do Profissional da Contabilidade”.

Por definição, um profissional da contabilidade é um termo usado para se referir conjuntamente a um contador — que possui formação superior em Ciências Contábeis — e a um técnico em contabilidade — que tem formação técnica cursada durante o ensino médio. Mas a definição, por si só, não abrange a ampla gama de ocupações e funções desses profissionais dentro das empresas, muito menos resume nossa longa caminhada, pavimentada por grandes conquistas.

Neste dia 25 de abril, data tão especial para nós, temos que lembrar as inúmeras vitórias dos profissionais da contabilidade. Cito, ao menos, duas delas. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Contabilidade é uma das profissões que mais empregam no país, com 93% dos profissionais formados em Ciências Contábeis atuando no mercado. Outra conquista é a queda do mito de que a profissão contábil era território masculino. As mulheres lutaram por seu espaço e, atualmente, somos mais de 222 mil mulheres profissionais da contabilidade, de um total de 520.573 profissionais, o que representa 47% dos profissionais, em todo Brasil. No Estado de São Paulo, somamos 63.143, de um total de 151.898 profissionais.

Esta, também, é uma data de reflexões. É normal que, em tempos de inteligência artificial, questionemos a sobrevivência de algumas profissões e naturalmente isso ocorre entre os profissionais da contabilidade. Porém, a tecnologia e suas facilidades devem deixar de ser uma preocupação e passar a serem vistas como aliadas, pois apesar de auxiliarem nos preenchimentos de lacunas informacionais, jamais substituirão o olhar analítico, detalhista, responsável e humano de um profissional da contabilidade.

Uma prova de que não devemos nos preocupar com os rumores de uma possível extinção da profissão contábil é a nossa recente participação no World Congress of Accountants (WCOA 2018), em Sydney, Austrália, com a presença de quase seis mil profissionais, de 131 países. Lá, pudemos constatar e provar que a Contabilidade é uma ciência que exige estratégia, pois toda informação obtida – mesmo que seja por inteligência artificial – deverá ser conferida, analisada e aprovada pelo profissional da contabilidade. Os profissionais que se atualizarem constantemente continuarão a brilhar em suas carreiras.

Os contadores continuarão vitais para a saúde financeira e tributária das empresas, sendo responsáveis pela gestão de qualquer patrimônio com responsabilidade, zelo e transparência, seja daqui 10, 20 ou muitos anos mais. Pensando nisso, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo vem trabalhando arduamente não só para contribuir com o desenvolvimento profissional, mas para obtermos mais conquistas para a Contabilidade paulista e para continuarmos a ser referência de ética e responsabilidade, onde quer que estejamos, sempre.

Portanto, curta seu dia com a alegria de saber que o profissional contábil é vital não só para as empresas, mas para toda a sociedade. E que a profissão contábil está mais viva do que nunca, agregando valor às empresas e aos gestores e líderes para tomada de decisão assertiva, visando resultados corporativos positivos e crescentes.

*Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP)*

 

Fonte: CRCSP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo



<< Voltar

Associação Comercial e Industrial de Itapevi
Av. Presidente Vargas, 650 - CJ 02 - Jardim Nova Itapevi | Itapevi/SP - 06694-000 - acita@acita.com.br
Imagem